20.5.12

Tempo de celebrar O COENTRO (Coriandrum sativum L.)!


COLEÇÃO SUPERALIMENTOS ERVAS AROMÁTICAS Nº 1

  

“O CHÁ DE COENTRO TEM SIDO UTILIZADO POR MUITOS SÉCULOS, PARA A PROTEÇÃO DA SAÚDE DIGESTIVA E COMO UM POTENTE AGENTE PARA REMOVER TOXINAS DO CORPO.”

Quando escolhe adicionar aos seus pratos as folhas do coentro, ou as suas sementes, além de deliciosamente temperar, estará a adicionar mais saúde e a contribuir com sua longevidade.
Coentro é potente em alavancar o aroma e o sabor de qualquer prato. É como se a natureza estivesse a “chamar a atenção” para sua rica qualidade em fibras e nutrientes como o magnésio, o ferro e o manganês. Possui também fitonutrientes (compostos químicos protectores das células), entre os mais importantes incluem-se: bornel, carvona, cânfora, elemol, geraniol e linalol. Também contém um dos mais estudados flavonóides (antioxidantes): a quercetina e a apigenina.
Com este conjunto impressionante de propriedades saudáveis, o coentro tem sido utilizado como protetor do sistema digestivo, com ação anti-inflamatória, anti-bactericida e uma excelente arma para combater os níveis de açúcar do sangue, colesterol e redução indesejada da produção letal de radicais livres.

HISTÓRIA

O uso das folhas da planta Coentro, é um dos temperos conhecidos mais antigos do mundo, a datar de mais de 7000 mil anos. A erva é mencionada no Antigo Testamento, foi usada por Romanos e Gregos, e foi citada por Hipócrates, o pai da Medicina, por suas propriedades medicinais. Quase dois milénios depois é que os cientistas começam a entender completamente as suas verdadeiras propriedades.

BENEFÍCIOS

Chá de Coentro para remover Toxinas e Metais Pesados

O Chá do coentro é usado por séculos por favorecer a boa digestão e a ação drenante de toxinas do corpo. Para ajudar a tirar as toxinas do corpo, o chá pode ser feito com 2 colheres de chá das folhas do coentro em uma chávena de água quente. Para melhorar o sabor pode adicionar frutose, mel, casca de laranja ou óleo essencial de pimenta.
Depois de bebido, o chá do coentro além de facilitar a proteção do sistema digestivo contra bactérias e inflamações, facilita a retirada das toxinas, alguns estudos revelam ainda sua excepcional capacidade em ligar-se à alguns metais pesados nocivos como o chumbo e ajudar a retirá-los do corpo.
Detoxificar os metais pesados é uma importante conduta para os que procuram a longevidade, pois prejudicam uma grande quantidade de tecidos saudáveis.

Lutador contra as Diabetes

Os Marroquinos há muito tempo utilizam o coentro no combate às diabetes, mas até recentemente, poucos estudos haviam sido realizados para validar esta estratégia natural contra esta perigosa doença. Recentemente, pesquisadores Marroquinos investigaram o poder hipoglicémico (e hipolipidémico) da atividade de uma única dose diária das sementes de coentro por 30 dias em ratos obesos com diabetes e alta gordura no sangue (hiperlipidémicos). Após 6 horas da dose, já se observaram níveis normais de açúcar no sangue. Apesar de serem estudos primários, com a administração do coentro, os pesquisadores confirmaram ainda diminuição dos indicadores de aterosclerose e aumento de fatores cardio-protetores, o que os levou a concluir que também o coentro tem efeito benéfico sobre o coração.

Ataque à Aterosclerose

                A princípio, a ideia de que um tempero ou uma erva pode ajudar seu corpo a se defender contra a aterosclerose parece difícil de acreditar, mas a alta dose de quercetina no coentro, faz com que pequenas porções deste tempero possam fazer uma grande diferença por suas artérias.
A quercetina impede a oxidação da má gordura (LDL) e que ela se prenda às artérias, o que resultaria na aterosclerose, o maior risco para ataques cardíacos e infartos.
Como os flavonóides como a quercetina não são produzidos pelo corpo humano, devemos consumir regularmente certos alimentos que os contém ou tomar certos suplementos com seus extratos concentrados.
                Pode-se facilmente picar coentros nas saladas, por cima do arroz ou para acompanhar assados ou usar as suas sementes com o mesmo efeito, a fim de aprimorar e garantir alguma  proteção digestiva e cardiovascular.

COMO ESCOLHER BEM O COENTRO

1.        Coentro fresco está sempre disponível na maioria dos mercados de agricultores durante todo o ano.
2.        Escolha molhos de coentro que estão com cores brilhantes e firmes.
3.        As folhas do coentro perdem o brilho rapidamente,  é importante usá-lo logo depois de comprá-lo.
4.       Se for possível comprar com raízes, pode durar um pouco mais se colocá-lo na água.
5.       Se comprou sem raízes, cobrir o coentro com um pano húmido, leve ao frigorífico em um saco plástico com buracos e usar dentro de quatro ou cinco dias.
6.       É muito fácil cultivá-lo em pequenos vasos em casa. Ocupa pequenos espaços.
7.       SUAS SEMENTES TAMBÉM PODEM SER GERMINADAS.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Available at: http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=70. Accessed September 12, 2011
2. Wood R. The New Whole Foods Encyclopedia. Penguin (Non-classics); 1999.
3. Aissaoui A, Zizi S, Israili ZH, Lyoussi B. Hypoglycemic and hypolipidemic effects of Coriandrum sativum L. in Meriones shawi rats. J Ethnopharmacol. 2011 Sep 1;137(1):652-61.
4. Available at: http://www.quercetinguide.com. Accessed September 16, 2011.
5. Available at: http://www.umm.edu/altmed/articles/quercetin-000322.htm. Accessed September 16, 2011.
6. Gong M, Garige M, Varatharajalu R, et al. Quercetin up-regulates paraoxonase 1 gene expression with concomitant protection against LDL oxidation. Biochem Biophys Res Commun. 2009 Feb 20;379(4):1001-4.
7. Available at: http://www.livestrong.com/article/276933-cilantro-tea-health-benefits/. Accessed September16, 2011.
8. Aga M, Iwaki K, Ueda Y, et al. Preventive effect of Coriandrum sativum (Chinese parsley) on localized lead deposition in ICR mice. J Ethnopharmacol. 2001 Oct;77 (2-3):203-8.
9.  http://www.lef.org/magazine/mag2012/feb2012_Time-Celebrate-Cilantro_01.htm?source=search&key=CILANTRO