7.9.12

O PODER DO ABACATE VOL 2

Aceda aqui a primeira matéria sobre o abacate: O ABACATE NA LUTA CONTRA A ANEMIA.
Viva! Voltamos a falar do abacate! Foi eleita a fruta mais anticancerígena de todas!

O abacate é o fruto comestível do abacateiro, uma árvore da família da laureáceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada – incluindo nas Ilhas Canárias e na ilha da Madeira.

As suas propriedades destacam-se:

         1.        Alto teor de vitamina K:
A vitamina K é uma vitamina solúvel em gordura que desempenha um papel crítico na coagulação do sangue, mas também contribui para a boa manutenção óssea. A vitamina K é necessária para a actividade completa da proteína osteocalcina (uma proteína óssea que promove a óptima deposição de matriz óssea. Estudos demonstram que idosos com baixo consumo de vitamina K, mostram menor qualidade de densidade óssea e um risco aumentado de osteoporose. As mulheres com maior ingestão de vitamina K têm um risco significativamente menor em desenvolver fratura de quadril (cerca de 30% menor), do que mulheres com menor ingestão de vitamina K. Os estudos em mulheres pós-menopáusicas têm demonstrado que o aumento na ingestão da vitamina K estão relacionadas em um aumento na formação óssea e diminuição da perda óssea.

2.       Fonte “quase exclusiva” de Ómega-9:
Gordura saudável, o Ómega-9 ou ácido oleico é um ácido gordo essencial, o qual participa do nosso metabolismo, desempenhando um papel fundamental na síntese das hormonas.

3.       Neutralizam os radicais livres:
Contém beta sitosterol e o glutatião fitonutrientes que auxiliam na redução de doenças coronárias e possuem acção anti-envelhecimento e anticarcinogénica.

4.      Redução dos níveis de colesterol:
O beta sitosterol também auxilia na redução dos níveis de colesterol mau LDL e aumento do HDL.

5.       Rico em potentes antioxidantes:
Entre outros benefícios, protege dentes e gengivas por ser rico em vitaminas E, D e C.

6.      Excelente para memória e para o sangue:
Promove boa manutenção do sangue (previne e trata anemia) e o desenvolvimento saudável das células e tecidos, por ser rico em vitaminas A e do complexo B (principalmente folato) e sais minerais como ferro, cálcio, potássio e fósforo;
Aceda aqui a primeira matéria sobre o abacate na prevenção da anemia: O ABACATE NA LUTA CONTRA A ANEMIA.

7.       Rica em proteínas: cerca de 2 g para cada porção de 110 g.

ü Dicas na cozinha: pode ser servido isoladamente ou picado em saladas temperadas, como molhos temperado com ervas finas, sal e azeite ou como sobremesa, batido com leite e frutose ou com iogurte ou com Whey Protein ou amassado e servido com frutose ou mel e limão. Deve ser sempre consumido cru, pois quando cozido se torna amargo.

                    Veja abaixo o vídeo do paté de atum + abacate durante o curso Nutrição da Nova Era  em Março de 2012.

Receita Paté de Atum com Abacate
Ingredientes:
1 abacate grande ou 3 pequenos (cerca de 250 g)
2 latas de atum ao natural (em água e sal sem óleo vegetal)
2 colheres de sopa de azeite extra virgem prensado à frio
Sal à gosto (preferencialmente integral).
Opcional adicionar ervas aromáticas: orégãos, coentros, salsa, alho desidratado, azeitonas picadas ou piri-piri. Etc…
Preparo: misturar bem todos os ingredientes, amassar com garfo ou bater com a varinha.
Acompanhar tostas, pão integral ou saladas.

6.9.12

EXERCÍCIOS SIMPLES PROTETORES DO CORAÇÃO


1º. Antes do banho, exercitar a panturrilha  (barriga da perna)
(levantar o corpo na ponta dos pés), primeiro rápido até esquentar as panturilhas e depois uma sequência de 10 movimentos lentos.  

Pronto. Esse exercício bombeia o sangue para o coração, melhora os batimentos cardíacos, evita obstrução das veias e evita as micro-varizes. Nos primeiros 6 meses, se a pessoa estiver com excesso de peso, ela emagrece da cintura para baixo e, nos 6 meses seguintes, da cintura para cima; depois de 2 anos, não engorda mais e, alem de tudo, diminui o risco de uma cirurgia cardíaca.

2º. Ao chegar em casa, coloque os seus pés em uma bacia com água bem quente (o famoso escalda pés - alem de relaxar, esse processo desencadeia a dilatação dos vasos sanguíneos dos pés, melhora o cabelo e melhora, inclusive, a visão. Esse processo foi pesquisado com pessoas diabéticas e o resultado evidenciou a melhora na circulação sanguínea, diminuindo os casos de gangrena, o quadro geral de saúde dos pesquisados melhorou, e como um fato relevante, a melhora da visão. 

3º. Ao acordar, deitado de barriga para cima
pedalar 120 vezes no ar.

Esse exercício melhora o posicionamento 
da coluna e da postura, 
a diminuir ou retardar o encurvamento das costas, alivia as dores nas costas e ajuda a regular a tensão arterial. 

4º. Se perceber que a tensão subiu, coloque as pernas dentro de um balde com água muito gelada até os joelhos. Permaneça nesta imersão por 20min. Este processo fará com que o organismo, na busca de aquecer os membros inferiores, faça com que o acúmulo de sangue na cabeça desça, baixando a tensão. 

                                                                  Mais saúde! Viva!

PLANTAS PURIFICADORAS DE AR


Além de favorecer mais energia vital e promover o adequado “feng shui” dos ambientes, as plantas também nos auxiliam a respirar melhor!
Abaixo algumas das mais práticas sugestões para se ter dentro de casa ou escritório.

1. Palmeira de Bambu: Elimina formaldeído e também se diz que atua como um humidificador natural.

2. Espada de São Jorge: Serve para absorver os óxidos de nitrogénio e formaldeído.

3. Palmeira: Uma das melhores plantas de purificação do ar para a limpeza do ar em geral.

4. Planta aranha: Grande planta de interior para eliminar o monóxido de carbono e outras toxinas e impurezas. Planta aranha é considerada uma das três melhores plantas para a eliminação de formaldeído do ar.

5. Lírio de paz: Podemos chamar de "limpeza de todos." Frequentemente são colocados no banheiro ou lavandaria, uma vez que eles são conhecidos para a remoção de esporos de fungos. Também conhecido para eliminar formaldeído e o tricloroetileno (é um hidrocarboneto clorado comummente usado como um solvente industrial).

6. Gérbera: No solo estas maravilhosas flores elimina o benzeno no ar, são conhecidos para melhorar o sono ao absorver dióxido de carbono e emitem mais oxigénio durante a noite.

Bom ar!