5.5.17

JALA NETI E LÔTA PARA A LIMPEZA NASAL ॐ

JALA NETI E LÔTA PARA A LIMPEZA NASAL

Uma das técnicas mais antigas do Yoga é a de limpeza nasal. Chama-se Nêti Kriyá OU Jala Neti. É das mais famosas pelos seus efeitos imediatos e benefícios na respiração.
O Jala Neti é uma das seis ações purificadoras apresentadas no Hatha Yoga Pradípiká, um texto de mais de 500 anos. Jala, significa água e neti, neste contexto, limpeza. Refere-se a uma atividade de higienização das fossas e da mucosa nasal que se faz usando um recipiente chamado de Lota, água morna e sal.
Essa limpeza natural elimina o acúmulo de muco, de outras impurezas tais como micro-organismos patogênicos e drena os seios paranasais de modo que auxilia na prevenção e no tratamento de diversas doenças como sinusite, rinite, resfriado, gripe, alergias respiratórias etc.
Também mantém saudáveis os mecanismos de secreção e drenagem do ouvido, nariz e garganta, prevenindo contra inflamações oculares, da garganta e dos ouvidos. É muito útil em casos de Asma. Aumenta a resistência às alterações climáticas e poluição atmosférica. Além disso, promove uma melhora da acuidade visual mediante a estimulação dos ductos e glândulas lacrimais. No nível energético, equilibra o fluxo do prana e estimula o terceiro olho (ajña chakra).
  v  Alguns dos principais efeitos:
1 - Protege das constipações e irritações nasais.
2 - Previne alergias.
3 - Auxilia em problemas crónicos de enxaquecas.

v  O que diz o texto clássico e os estudos recentes?
“Purifica o crânio e melhora a acuidade da visão, eliminando rapidamente todas as moléstias que possam surgir acima da linha dos ombros”.
v  Verso 30 da II seção da Hatha Yoga Pradípiká: “Em um estudo longo de oito anos, Pedro de Vicente observou a utilidade terapêutica de Jala Neti no tratamento de asma brônquica e condições espasmódicas descendentes da via área respiratória. Ele informou que de 188 pacientes, 160 (85%) mostraram melhorias gerais da saúde, 170 (90%) mostraram melhoria sintomática, 147 (78%) mostraram redução do medicamento, enquanto 66 (35%) não necessitaram medicamento durante as crises e 175 (93%) obtiveram melhor controlo em ataques após Neti.” Gharote, 2000.
 v  Precauções: Está prática é contraindicada para pessoas que sofrem de hemorragias nasais frequentes. Não é recomendado que se realize Jala Neti à noite, antes de deitar, pois pode permanecer um resquício de água na cavidade nasal que poderá ir para o canal auditivo predispondo uma inflamação. Durante a realização dessa higienização, respire somente através da boca.
v  Preparação: Para realizar o Jala Neti é necessário um recipiente próprio chamado de Lôta que se parece com um pequeno bule com um bico apropriado para inserir na narina. A água deve ser filtrada ou mineral e tem que estar morna, um pouco acima da temperatura corporal e salgada na proporção de uma colher de chá rasa de sal para 500 ml (ideal sal integral marinho ou sal dos Himalaias). Para saber se a temperatura está adequada, derrame um pouco no dorso da mão, você deve sentir um calor confortável sem queimação. Caso esteja com sinusite, acrescente 2 gotas de própolis e para tratar de rinite alérgica, adicione 2 gotas de limão.
    v  Como fazer a limpeza:
1 - Aqueça 500ml de água filtrada ou mineral até ficar levemente morna;
2 - Adicione uma colher de chá rasa de sal de cozinha integral;
3 - A água morna tem função vasodilatadora e o sal (cloreto de sódio), dissociando-se em cloro e sódio, age como bactericida e anti-séptico. O sal ajuda, ainda, a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergénicos como fungos e ácaros. A água sem o sal irrita a mucosa, causando ardência e ressecamento. Para sinusites, é opcional usar duas gotas de extrato de própolis, e, para rinites alérgicas, duas gotas de limão.
4 - Coloque a água com sal no lôta até encher;
5- Introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente, incline a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entreaberta e respire pela boca devagar;
6 - Incline lentamente o lôta para que a água entre pela narina e espere que ela saia do outro lado;
7 - Use todo o conteúdo de um lado e assoe o nariz devagar;
8 - Repita o procedimento para o outro lado;
9 - Em seguida, assoe o nariz vigorosamente várias vezes sem tapar nenhum dos lados.

Espero que seja útil esta partilha! Lembre-se se surgiu neste momento em sua vida, dê a devida importância! Boa prática!

Onde costumo comprar: https://www.qualidadevida.pt/product/lota-em-ceramica-neti-pot